quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Saulo teve realmente seu nome mudado para Paulo?

Quem nunca ouviu alguns pregadores falarem em seus sermões que Jesus havia trocado o nome de Saulo para Paulo no momento de seu encontro com ele. Mas o que realmente aconteceu? Saulo teve seu nome mudado por Cristo? 


 Vamos começar falando sobre o encontro de Paulo com Jesus. O texto que narra o acontecimento é este: " Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Atos 9:3-5"



Mas e o que a Bíblia diz a respeito da mudança de nome é o seguinte:" Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:"

Atos 13:9. Ou seja, até este versículo, o apóstolo é chamado (no registro da Palavra de Deus) de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo. 


Na verdade não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia diz era que ele tinha dois nomes diferentes, fato comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo: Os soldados relataram isso aos magistrados, os quais, ouvindo que Paulo e Silas eram romanos, ficaram atemorizados.

Atos 16:38 "Enquanto o amarravam a fim de açoitá-lo, Paulo disse ao centurião que ali estava: "Vocês têm o direito de açoitar um cidadão romano sem que ele tenha sido condenado? "
Ao ouvir isso, o centurião foi prevenir o comandante: "Que vais fazer? Este homem é cidadão romano"."
Atos 22:25,26


O nome hebreu dado de seus pais a ele era Saulo, mas, como seu pai era um cidadão romano (e, no entanto, Saulo herdou a cidadania romana), Saulo também tinha o nome latino “Paulo” , o costume de dois nomes começou a se tornar comum nessa época.



Como ele nasceu em um ambiente fariseu rigoroso, o nome Saulo era o nome mais adequado para usar. Mas depois de sua conversão, Saulo decidiu usar seu nome latino para anunciar o Evangelho aos gentios e assim começou a ficar conhecido como Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário